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Comunicações nas Organizações

A comunicação nas organizações

Certamente, você reconhece a importância da comunicação oral e escrita para seu desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Contudo, já ouviu falar em comunicação organizacional? Venha conhecer um pouquinho com a gente!

A comunicação é um fator determinante para a vida humana. As pessoas comumente encontram modos diferentes de se comunicar, a fim de transmitir mensagens tanto em situações cotidianas quanto em situações formais, como nos negócios, por exemplo. No contexto organizacional ou corporativo, também chamado de empresarial, a comunicação é necessária para que rumos e posicionamentos sejam estabelecidos. Desde a interação oral entre funcionários até a comunicação escrita por meio de documentos, e-mail, grupos online de comunicação, redes sociais corporativas…  São essenciais para que os processos corporativos ocorram satisfatoriamente.

A comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. “Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social”. Em outras palavras, é com a comunicação entre os indivíduos que a sociedade se organiza. A comunicação constitui, portanto, um processo indispensável para as organizações, uma vez que os indivíduos que dela participam precisam se relacionar uns com os outros e atribuir sentido ao que falam e escrevem.

VOCÊ O CONHECE?

Idalberto Chiavenato é doutor em Administração, especialista em Administração de Empresas e graduado em Filosofia e Pedagogia. Além de professor, é um renomado palestrante e autor de diversas obras sobre Administração, Recursos Humanos, estratégia organizacional e comportamento organizacional. Ele considera a comunicação, inclusive, um importante fator de sucesso das organizações

O profissional da comunicação organizacional

A comunicação organizacional, em algumas empresas, ocorre de forma descentralizada, com a contribuição de profissionais de diferentes áreas e setores. Entretanto, a competitividade do mercado e a consequente busca por melhores resultados levou muitas organizações a montar estratégias para a melhoria na qualidade dos processos comunicacionais Entretanto, a competitividade do mercado e a consequente busca por melhores resultados levou muitas organizações a montar estratégias para a melhoria na qualidade dos processos comunicacionais, levando em consideração que essa qualidade é alcançada por meio de dedicação, experiência e maturidade de ideias e técnicas, acompanhando as mudanças sociais e culturais de dentro e de fora das instituições, torna-se importante traçar planos estratégicos de comunicação com equipes engajadas nessa tarefa.

O comunicador corporativo deve unir as capacidades de gestão e comunicação. Nesse sentido, mais que formação educacional, ele deve ter bom nível de comunicação interpessoal e empresarial, visão estratégica, experiência e noção do todo. Conhecer o contexto da organização, seus objetivos, suas metas, sua missão, sua visão e seus valores é essencial para a realização de um trabalho satisfatório. (PIMENTEL, 2017, p. 32)

Perspectivas da comunicação organizacional

A comunicação organizacional perpassa todas as formas de comunicação de instituições públicas e privadas. Para obter êxito nesse trabalho, é preciso atuar de forma integrada, tendo em mente categorias, a saber, comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica. Nessa perspectiva, certas decisões tomadas dentro das instituições, sejam elas públicas ou privadas, precisam ser comunicadas a todos os setores e/ou indivíduos que a compõem, bem como ao público a quem se destina seu trabalho. Dessa forma, torna-se possível que todos trabalhem com a mesma perspectiva e compreendam as mudanças de trajetória que possam, porventura, ocorrer.

VOCÊ SABIA?

Os atores envolvidos na elaboração do plano de comunicação — gestores, funcionários ou colaboradores, clientes, acionistas, parceiros, fornecedores e sociedade — são chamados de stakeholders. Em outras palavras, são o público interno e externo de uma instituição.

Comunicação institucional

A comunicação institucional tem como objetivo. Segundo Pimentel (2017, p. 58), a comunicação institucional tem como objetivo “[…] zelar pela zelar pela imagem da instituição diante dos stakeholders. É responsável pela construção e manutenção da identidade corporativa da organização” Está intrinsecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais e tem como proposta básica a influência político-social na sociedade onde está inserida.

Faz parte da comunicação institucional:

A construção da identidade visual da empresa;

A divulgação de sua filosofia;

Suas políticas e seus objetivos;

Bem como as estratégias de identificação do público com a empresa, possibilitando uma interação maior entre a instituição e o público-alvo;

Com a comunicação institucional, as organizações têm a possibilidade de se desenvolverem e se consolidarem no mercado, além de engajar o público. No entanto, ela precisa ser coerente com a missão, visão e valores da organização a que se refere.

Comunicação interna

A comunicação organizacional interna é o processo comunicativo que ocorre entre todas as áreas da empresa, permitindo a interação entre gestores e funcionários. Dessa forma, propicia um engajamento de todas as pessoas que compõem a organização, facilitando sua rotina e seus processos internos. Deve ser mantida, portanto, a seriedade e a responsabilidade do ambiente corporativo, evitando que surjam e se espalhem falsos boatos a partir de mensagens ambíguas ou sem interesse corporativo.

Exemplos de comunicação interna

Jornais, revistas institucionais, murais de avisos, boletins, e grupos online de comunicação

Quer saber mais? Se aprofunde com a gente e confira nossas sugestões de leitura!

https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_10_1284154502.pdf

https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_33_4

https://www.aberje.com.br/?s=comunica%C3%A7%C3%A3o+interna+impacta+as+organizacoes&x=0&y=0



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