Uma marca digital profissional consiste em trabalhar e posicionar a si mesmo no meio virtual, promovendo uma reputação online reconhecida graças aos seus méritos e destaques profissionais.
Essa presença digital precisa ter como essência o seu propósito enquanto pessoa/profissional, deve ser construído à luz dos seus valores e deve refletir de forma autêntica as suas habilidades, especialidade e paixões em termos profissionais.
Se destacar na multidão digital, não é uma tarefa fácil, mas o modo como você se apresenta para os outros faz toda a diferença.
Para que o seu objetivo de posicionar-se adequada e assertivamente (gerando networking e atingindo o seu público alvo) seja alcançado é muito importante que você tenha uma estratégia para a construção da sua marca digital, em especial a sua marca profissional. Ao percorrer este caminho, será necessário pensar a respeito de questões do tipo
- Como está o seu posicionamento digital?
- Como a sua marca profissional é percebida pelas pessoas?
- Você tem uma estratégia para a sua marca digital?
- Você entende que o seu posicionamento digital é assertivo, ou seja, contribui para reforçar a mensagem que gostaria de passar ao mercado?
- Quais as suas competências?
- E as suas maiores singularidades?
- Que qualidades seus colegas de trabalho lhe atribuem?
- O que os seus chefes dizem sobre você?
Criando sua marca na Rede
Para criar e/ ou fortalecer a sua Marca Digital Profissional de forma estratégica e eficiente na maior plataforma de relacionamento profissional do mundo – o Linked IN – algumas práticas são altamente recomendáveis. Abaixo, destacamos algumas delas:
- Tenha uma frequência de atividade na rede;
- Produza conteúdo, seja no formato ‘Artigo’ ou ‘Publicação’;
- Siga especialistas da sua área de interesse;
- Participe de grupos e fóruns da área;
- Publique conteúdo que agregue valor;
- Compartilhe conteúdos que considere interessantes (sobre sua área profissional e áreas de interesse);
- Interaja com conversas de outras pessoas;
- Deixe comentários relevantes em outros perfis;
- Evite se envolver em polêmicas ou falar mal de assuntos/pessoas;
SOBRE COCRIAÇÃO
Criar uma marca profissional na internet é um processo que exige muito planejamento e acima de tudo muito trabalho. Não somente no que diz respeito à criação de conteúdo, mas principalmente, no que se refere a estratégia e posicionamento.
Nós, da Build UP, temos uma proposta de Cocriação da Marca Digital Profissional. Trata-se de uma criação feita por você com o suporte de dois especialistas – daí o conceito de cocriação.
Para que possamos ser mais assertivos com os seus objetivos esta jornada é dividida em duas etapas. Na primeira parte da jornada vamos contribuir promovendo as reflexões necessárias a respeito de suas expectativas, interesses e objetivos em relação ao novo posicionamento. Nesta etapa você receberá mentoria de um especialista de carreira. Na sequência, será o momento de partir para a ação, colocando em prática a criação ou o reposicionamento da sua marca digital profissional de forma estratégica e eficiente. Para esta etapa você contará com a assessoria de um especialista em Linked IN.
Ficou interessado? Fale conosco!